Soluções em fibra óptica

SOLUÇÕES EM Fibra óptica

Uma alternativa ao cabeamento estruturado

A expansão de serviços de computação na nuvem, VoIP e vídeo conferência tem aumentado a necessidade de conexões que sejam velozes, estáveis e confiáveis em qualquer organização. Assim, a fibra óptica se destaca como a melhor opção de investimento disponível.

O cabo de fibra óptica em conjunto com a tecnologia PON (Passive Optical Network).
Essa tecnologia utiliza pulsos de luz que viajam por um pequeno filamento de sílica ou vidro protegido por várias camadas de materiais isolantes e refletores que auxiliam a transmissão de dados com baixa atenuação de sinal e muita velocidade.

Menor consumo de energia
Na rede PON LAN, os equipamentos e os cabos de fibra óptica não esquentam. Isso possibilita a redução de gastos com energia elétrica para manter a rede funcionando e com a temperatura adequada para o ar condicionado nos ambientes. Além da redução do consumo, podemos dizer que a rede PON LAN faz uso eficiente da energia. Isso porque ela só é necessária nas extremidades de transmissão e recepção, exigindo menos componentes elétricos no sistema. Isso reduz os requisitos de manutenção e também as chances de falhas de equipamentos energizados.

Otimização de espaço
Com poucos cabos, é possível construir uma rede PON LAN eficiente. Ou seja, elimina a necessidade de armários de cabeamento, infraestrutura de refrigeração ou equipamentos eletrônicos em trechos intermediários.
Além disso, ela permite utilizar um único concentrador para várias conexões, mesmo que elas não estejam assim tão perto. Essas redes ocupam 90% menos de espaço em um data center.

Facilidade de manutenção
A rede PON não é suscetível à interferência eletromagnética e a ruídos, preservando bem a integridade do sinal ao longo da distância para a qual foi planejada. Para a manutenção de uma rede PON, é preciso verificar principalmente se os dispositivos ativos (ONT, ONU e OLT) estão gerenciando o sincronismo e a transmissão de sinal corretamente e se os componentes ativos não estão causando muita perda de sinal (atenuação óptica). A perda é fácil de ser observada, assim como eventuais problemas nos elementos da rede PON. Assim há maior agilidade na manutenção.

Maior alcance
Enquanto uma rede metálica não ultrapassa os 100 metros por ponto de acesso, a rede PON LAN chega a até 20 km de distância.

Escalabilidade
Com uma rede PON LAN, é possível implantar mais serviços e mais banda, de acordo com a necessidade do projeto.

Qualidade de conexão
Um “backbone” de fibra óptica interliga diretamente os roteadores em vários pontos a um único concentrador, acabando com as áreas de sombra e fornecendo um sinal Wi-Fi de muito mais qualidade.

Redução de custos
A rede PON LAN permite uma economia nas despesas de capital (CAPEX) e operacionais (OPEX).

Integração É possível instalar uma rede PON LAN sem prejudicar estruturas de internet e telecomunicações existentes, criando uma rede experimental independente.